quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CHALLENGER 30 ANOS


Challenger foi um ônibus espacial da NASA. Foi o terceiro a ser fabricado, após a Enterprise e o Columbia. Foi pela primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983.

Em 28 de Janeiro de 1986, na STS-51-L (sua oitava missão), um defeito numa anilha de borracha que vedava um dos propulsores provocou um incêndio repentino no tanque externo de combustível causando a explosão da Challenger, a anilha se endureceu com a baixa temperatura do dia 28, e não ficou flexível suficiente, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial.


Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave, a anilha.

A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feynman foi a público explicar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.


Lembro-me muito bem desse dia! Tinha oi anos e sempre acompanhava o lançamento dos ônibus espaciais e estava muito ansioso aguardando com os meus pais, então veio aquela imagem assustadora daquela imensa bola de fogo que me deixou parado por algum tempo tentando entender o que tinha acontecido. Perguntei aos meus pais o que havia acontecido e eles não respondiam porque não queriam me falar o que tinha acontecido e depois que o jornalista que não recordo quem foi deu a notícia oficial então foi que me toquei o que realmente aconteceu. Rondinelli

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário